Na sequência da recolha e avaliação de 68 propostas que a Câmara Municipal de Braga recebeu para o Orçamento Participativo de 2016, encontra-se a decorrer neste momento a 1ª fase de votação das 54 propostas que foram aprovadas. Este ano a votação é novamente feita em duas fases, sendo que nesta primeira votação cada participante deve votar num projeto por categoria, perfazendo um total de 6 votos por pessoa.
Das ideias apresentadas pelos cidadãos, foi aprovado um total de 54 projetos, que estão agora a ser sujeitos a votação pública, através do site do Orçamento Participativo. Os referidos projetos estão divididos em várias áreas, tendo sido selecionadas este ano apenas 3 propostas da área de “Trânsito, Mobilidade, Acessibilidades e Segurança Rodoviária” e, pela primeira vez, nenhuma delas está relacionada com a melhoria de condições para o uso da bicicleta.
De referir que, da análise do relatório, constatamos que as propostas “OP18/PROP0007 – Via para ciclistas na Avenida 31 de Janeiro” e “OP18/PROP0061 – Pistas cicláveis nas Avenidas 31 de Janeiro e Porfírio da Silva” (ambas referentes a uma temática que por dois anos consecutivos obteve a votação mais elevada na categoria da Mobilidade e Trânsito), foram este ano consideradas “não elegíveis”. A justificação apresentada no relatório para não aceitar a inclusão destas propostas no orçamento participativo deste ano é que “a CMB tem já um projecto de intervenção para a zona indicada”. Igual situação ocorre com a proposta “OP18/PROP0020 – Prolongamento da via ciclável até Ferreiros”, que foi recusada pelo município com igual justificação.
A confirmar-se, serão certamente boas notícias, já que veremos finalmente implementada a importante ligação entre o centro e a ciclovia do rio Este, e o prolongamento desta até uma importante área industrial da cidade, onde faz todo o sentido criar melhores acessos para quem pretende deslocar-se de bicicleta. Mas faria todo o sentido, a nosso ver, que a Câmara Municipal de Braga tornasse desde já público os projetos que tem em curso para as avenidas 31 de Janeiro e Porfírio da Silva e para a via ciclável do rio Este, por forma a desfazer eventuais dúvidas sobre a transparência e a credibilidade do Orçamento Participativo.
Das propostas que este ano foram aceites para votação, nenhuma parece contemplar em concreto a causa que defendemos neste espaço, a promoção do uso da bicicleta e o aumento da segurança dos peões e ciclistas. Ainda assim, sabemos que, na proposta “OP18/PROJ0021 – Das Palhotas a Cabanas”, apesar de na descrição mais sucinta no site do OP não vir mencionado, o seu proponente incluiu efetivamente algumas sugestões de percursos para futuras vias cicláveis a incluir naquela zona no âmbito desse mesmo projeto. Também interessante em termos de mobilidade, é a proposta “OP18/PROJ0032 – Estudo para conclusão do anel ferroviário no Minho (Guimarães-Braga-Barcelos)”, que, a avançar, tem algum potencial para ajudar a reduzir a dependência do automóvel e, consequentemente, o excesso de automóveis em circulação nesta cidade.
Convidamos assim os nossos leitores a visitarem a página do Orçamento Participativo 2018 e analisarem as várias propostas e o regulamento de participação. A primeira fase de votação decorre até ao próximo dia 9, que é já no próximo domingo.
Participe. Vote aqui!