A Braga Ciclável recebeu do Município um mapa com a localização dos estacionamentos para bicicletas (bicicletários) em Braga. Vários membros da associação percorreram as localizações onde, segundo o mapa enviado pelo Município, existiam já bicicletários. Verificaram-se várias anomalias que necessitam de ser corrigidas.
Das 85 localizações apontadas no mapa oficial do Município, apenas existem bicicletários em 64 e há diferenças entre o número de suportes previsto no mapa e o número de suportes que existem no terreno. Há menos 91 suportes no terreno do que os indicados pelo Município como existentes. Várias localizações na planta não correspondem à localização existente na realidade. O número de suportes previstos no mapa e o número de suportes existentes efetivamente no local não são coincidentes na maior parte dos casos. Pede-se mais rigor na localização e no número de suportes que existem numa planta oficial de “bicicletários existentes”.
Das 64 localizações existentes, em 10 há danos ou falhas críticas nas infraestruturas ali colocadas: estão empenados, retirados do chão, vergados, sem barra horizontal ou sem proteções ao estacionamento envolvente. Há ainda 3 localizações que estão dentro de recintos escolares, e portanto, não acessíveis a toda a população. Para além de que outros suportes introduzidos dentro dos recintos escolares não constam da planta enviada.
Em quase todas as localizações em que os suportes não estão danificados, verifica-se uma colocação em que o suporte não está devidamente chumbado ou aparafusado, levando a uma insegurança no estacionamento dos velocípedes.
A associação mapeou, ainda, 65 localizações onde existem bicicletários – vários colocados pelo Município – e que não constam no mapa oficial. Dos 65 suportes, 15 não cumprem com as normas de infraestrutura de parqueamento, pelo que o Município devia remover e substituir os mesmos por suportes que cumprissem com as normas nacionais.
A associação enviou duas plantas e um excel com o levantamento efetuado, e solicitou ao Município que
- Sejam chumbados convenientemente todos os Sheffield existentes.
- Sejam instalados dos suportes em falta, presentes na planta da CMB, mas inexistentes ou removidos dos locais.
- Se atualize a planta para contemplar todos os suportes mapeados.
- Se removam todos os suportes que não cumprem as normas (empena-rodas, pentes, ferros com buracos), e substituição por suportes adequados (sheffiled)
- Se adotem as técnicas corretas para a instalação dos suportes, e que as mesmas sejam instruídas aos trabalhadores que executam estes trabalhos:
- Ferro cortado e chumbado
- Aparafusado com buchas adequadas
- Proteção à zona de estacionamento
- Distanciamento correto de lancis ou paredes ou redes