Braga Ciclável quer mais rigor e brio com os bicicletários

A Braga Ciclável recebeu do Município um mapa com a localização dos estacionamentos para bicicletas (bicicletários) em Braga. Vários membros da associação percorreram as localizações onde, segundo o mapa enviado pelo Município, existiam já bicicletários. Verificaram-se várias anomalias que necessitam de ser corrigidas.
Das 85 localizações apontadas no mapa oficial do Município, apenas existem bicicletários em 64 e há diferenças entre o número de suportes previsto no mapa e o número de suportes que existem no terreno. Há menos 91 suportes no terreno do que os indicados pelo Município como existentes. Várias localizações na planta não correspondem à localização existente na realidade. O número de suportes previstos no mapa e o número de suportes existentes efetivamente no local não são coincidentes na maior parte dos casos. Pede-se mais rigor na localização e no número de suportes que existem numa planta oficial de “bicicletários existentes”.
Das 64 localizações existentes, em 10 há danos ou falhas críticas nas infraestruturas ali colocadas: estão empenados, retirados do chão, vergados, sem barra horizontal ou sem proteções ao estacionamento envolvente. Há ainda 3 localizações que estão dentro de recintos escolares, e portanto, não acessíveis a toda a população. Para além de que outros suportes introduzidos dentro dos recintos escolares não constam da planta enviada.
Em quase todas as localizações em que os suportes não estão danificados, verifica-se uma colocação em que o suporte não está devidamente chumbado ou aparafusado, levando a uma insegurança no estacionamento dos velocípedes.
A associação mapeou, ainda, 65 localizações onde existem bicicletários – vários colocados pelo Município – e que não constam no mapa oficial. Dos 65 suportes, 15 não cumprem com as normas de infraestrutura de parqueamento, pelo que o Município devia remover e substituir os mesmos por suportes que cumprissem com as normas nacionais.
A associação enviou duas plantas e um excel com o levantamento efetuado, e solicitou ao Município que
  1. Sejam chumbados convenientemente todos os Sheffield existentes.
  2. Sejam instalados dos suportes em falta, presentes na planta da CMB, mas inexistentes ou removidos dos locais.
  3. Se atualize a planta para contemplar todos os suportes mapeados.
  4. Se removam todos os suportes que não cumprem as normas (empena-rodas, pentes, ferros com buracos), e substituição por suportes adequados (sheffiled)
  5. Se adotem as técnicas corretas para a instalação dos suportes, e que as mesmas sejam instruídas aos trabalhadores que executam estes trabalhos:
    1. Ferro cortado e chumbado
    2. Aparafusado com buchas adequadas
    3. Proteção à zona de estacionamento
    4. Distanciamento correto de lancis ou paredes ou redes

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