Braga Ciclável pede condições para Modos Ativos e Transportes Públicos no Nó de Infias

Tendo tido conhecimento do Projeto de Execução do Nó de Infias, que irá ser discutido em reunião de Câmara, associação Braga Ciclável solicitou às entidades envolvidas a introdução de medidas que garantam a segurança das pessoas que andam a pé e de bicicleta, bem como a garantia de prioridade ao transporte público.

A Avenida do Cávado é top 1 de sinistralidade em Braga. A Avenida do Cávado, no tramo entre o Largo de Infias e a Rotunda Norte no Lugar de Cabanas, é utilizada por pessoas que circulam a pé, de bicicleta e de transportes públicos. Aproveitando o momento de reordenamento do Nó de Infias, é imperativo criar condições para estas deslocações.

Analisando o Projeto de Execução, que consta no documento com a vossa referência 2022 / 450 . 10 . 204 / 310, P00 – GERAL, TOMO 00 . 01 . 00 . 00 – CARACTERIZAÇÃO GERAL DO PROJETO, verificamos que não há nenhuma referência ao trânsito de peões e de velocípedes.

Este uso é até percepcionado pela proximidade entre a Escola Secundária (Liceu Sá de Miranda) e, pelo menos, duas zonas habitacionais com muita população: A zona das Fontainhas e a zona da Quinta das Cabanas (Taberna Belga).

O uso não é tão intenso quanto seria desejável, visto que as condições da via também não atraem para uma maior utilização.

Também este nó é utilizado por, pelo menos, 10 linhas dos Transportes Urbanos de Braga, às quais acresce a operação de transporte público da CIMCávado, bem como o acesso para e da Central de Camionagem. Atualmente a operação dos transportes públicos perde demasiado tempo a circular neste 1 km, o que tem custos para a fiabilidade e credibilidade da operação. Seria de prever canais BUS nesta ligação Norte-Sul e vice-versa para as linhas regulares dos transportes públicos que continuarão a existir, independentemente do futuro BRT.

Tendo em conta que o objetivo é reduzir o trânsito automóvel, esse objetivo só poderá ser alcançado garantindo melhores condições para outras deslocações sustentáveis.

Tendo em conta que um dos pressupostos do projeto é o da redução do tráfego automóvel, a Braga Ciclável solicitou que se introduzam:

  1. Medidas que garantam a segurança para a circulação de pessoas que circulam a pé e em velocípedes, ou, em alternativa, que se crie neste projeto uma ligação entre estes dois pontos dedicada a peões e velocípedes.
  2. Vias reservadas para os transportes públicos nos sentidos Norte-Sul e Sul-Norte.
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