Tendo tido conhecimento do Projeto de Execução do Nó de Infias, que irá ser discutido em reunião de Câmara, associação Braga Ciclável solicitou às entidades envolvidas a introdução de medidas que garantam a segurança das pessoas que andam a pé e de bicicleta, bem como a garantia de prioridade ao transporte público.
A Avenida do Cávado é top 1 de sinistralidade em Braga. A Avenida do Cávado, no tramo entre o Largo de Infias e a Rotunda Norte no Lugar de Cabanas, é utilizada por pessoas que circulam a pé, de bicicleta e de transportes públicos. Aproveitando o momento de reordenamento do Nó de Infias, é imperativo criar condições para estas deslocações.
Analisando o Projeto de Execução, que consta no documento com a vossa referência 2022 / 450 . 10 . 204 / 310, P00 – GERAL, TOMO 00 . 01 . 00 . 00 – CARACTERIZAÇÃO GERAL DO PROJETO, verificamos que não há nenhuma referência ao trânsito de peões e de velocípedes.
Este uso é até percepcionado pela proximidade entre a Escola Secundária (Liceu Sá de Miranda) e, pelo menos, duas zonas habitacionais com muita população: A zona das Fontainhas e a zona da Quinta das Cabanas (Taberna Belga).
O uso não é tão intenso quanto seria desejável, visto que as condições da via também não atraem para uma maior utilização.
Também este nó é utilizado por, pelo menos, 10 linhas dos Transportes Urbanos de Braga, às quais acresce a operação de transporte público da CIMCávado, bem como o acesso para e da Central de Camionagem. Atualmente a operação dos transportes públicos perde demasiado tempo a circular neste 1 km, o que tem custos para a fiabilidade e credibilidade da operação. Seria de prever canais BUS nesta ligação Norte-Sul e vice-versa para as linhas regulares dos transportes públicos que continuarão a existir, independentemente do futuro BRT.
Tendo em conta que o objetivo é reduzir o trânsito automóvel, esse objetivo só poderá ser alcançado garantindo melhores condições para outras deslocações sustentáveis.
Tendo em conta que um dos pressupostos do projeto é o da redução do tráfego automóvel, a Braga Ciclável solicitou que se introduzam:
- Medidas que garantam a segurança para a circulação de pessoas que circulam a pé e em velocípedes, ou, em alternativa, que se crie neste projeto uma ligação entre estes dois pontos dedicada a peões e velocípedes.
- Vias reservadas para os transportes públicos nos sentidos Norte-Sul e Sul-Norte.
