Ensinar a andar de bicicleta

Comecei há pouco tempo a ajudar nas aulas de iniciação à bicicleta da Braga Ciclável. Estas aulas já existem desde 2019, são gratuitas, para todas as idades e acontecem, normalmente, no primeiro sábado de cada mês na Praça da Justiça em Braga.

Confesso que me sentia insegura para ensinar, uma vez que nunca o tinha feito e mesmo eu aprendi sozinha, em criança, logo não tinha truques nem experiência para o fazer. Mesmo assim, arrisquei e fui na certeza que seria útil, nem que fosse para segurar numa qualquer criança aprendiz que, com medo de cair, não deixasse que lhe largassem a bicicleta.

Achava eu que poucas vezes ia ver adultos por lá, mas enganei-me redondamente, e a primeira pessoa a quem ensinei a andar de bicicleta foi uma jovem adulta de 21 anos que já tentava há muito pedalar e não conseguia. Diz que já tinha tentado várias vezes e até com a ajuda do namorado com quem tanto queria ir dar uns passeios de bicicleta.  Fui sincera e disse-lhe que seria a minha primeira aprendiz. Aconselhei-me com os meus colegas mais experientes nestes “ensinamentos” e ela acreditando em mim e eu nela a magia deu-se em nem uma hora.

Vê-la a pedalar sozinha e com um sorriso gigante na cara, foi para mim uma alegria. Senti-me muito especial e ela foi também muito especial para mim pois também me ensinou a ensinar a andar de bicicleta.

E depois de eu aprender, também já só queria, e quero, continuar a ensinar. Como foi o caso de uma senhora que nos contou que andar de bicicleta era um dos seus sonhos. Gostava de o fazer com os netos para depois os acompanhar.

Os netos não puderam aparecer naquela aula, mas mesmo assim ela foi sozinha e nesse mesmo dia aprendeu. Estava tão feliz, dizia que não acreditava que tinha sido capaz e tão rapidamente. Prometeu que voltaria com os netos e com a bicicleta dela, e assim fez. Na aula de outubro voltou com os netos e a pedalar na sua bicicleta.

Estas aulas são muito gratificantes, quer pelo sorriso das crianças que conseguem, sozinhas, pedalar pela primeira vez, quer por realizarmos o sonho a uma pessoa que há muito tempo sonhava em saber andar de bicicleta.

Farei os possíveis por continuar a ensinar porque percebi que o nosso trabalho, voluntario, é apreciado e preciso tal é quantidade de pais com crianças e adultos que recorrem a estas aulas. Chega a não haver bicicletas suficientes para todos aqueles que querem aprender.

Pessoas a querer e a gostar de andar de bicicleta não faltam. Falta sim criar as condições ideais para que estas mesmas pessoas e crianças se sintam seguras para usar mais a bicicleta no seu quotidiano.

Por isso já sabem, quem quiser aprender a andar de bicicleta, a Braga Ciclável está cá para ensinar, e a próxima aula é no dia 10 de dezembro, se o tempo ajudar!

Marina Cerqueira
Latest posts by Marina Cerqueira (see all)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.