Quem, como eu, usa a bicicleta para se deslocar em Braga, sabe que por vezes precisa de um local adequado para deixar a bicicleta estacionada em segurança. Já tive a infeliz experiência de ter precisado de deixar a bicicleta estacionada por várias horas, enquanto me deslocava a Lisboa em transportes públicos, e ter ficado com um prejuízo pelo facto de me terem tentado roubar a bicicleta. Felizmente um bom cadeado impediu o roubo, mas não impediu que a bicicleta fosse vandalizada, facto que obrigou a bicicleta a uma visita ao mecânico para arranjar o aro torcido por um pé frustrado.
Experiências como esta ninguém deseja, daí já há alguns meses ter feito a proposta para que Braga tenha infraestrutura segura para deixarmos as nossas bicicletas. Sim, as bicicletas também são um meio de transporte, e eficaz em Braga.
A proposta era nada mais nada menos do que um abrigo fechado e colectivo para bicicletas, igual ou parecido aquele que a fotografia mostra. Este que a fotografia mostra já existe em Portugal, contudo este registo é nada mais nada menos do que na cidade de Bucareste, na Roménia. Sempre que viajo, na esmagadora maioria das vezes por motivos profissionais, aproveito para me inteirar sobre o estado da mobilidade nos diferentes países, cidades, vilas ou aldeias, pois é algo que me enriquece e ajuda a perceber as boas práticas, bem como aspectos menos positivos, já que não basta criar a infraestrutura, há que saber e falar com quem, de facto, sabe antes de começar a obra. Confesso que não estava à espera do que encontrei em Bucareste. Uma extensa rede de ciclovias e com um bom piso e sinalética. Apesar de ser uma cidade com muitos problemas estruturais, o que ali foi feito funciona a todos os níveis. Não vi linhas pintadas em cima de um piso cheio de buracos, mas sim uma boa rede de ciclovias, em condições e segura. Fez esquecer o caos do trânsito naquela cidade. Também lá o automóvel em excesso causa graves problemas, contudo a rede de transportes públicos e a rede de ciclovias é extensa e faz o seu trabalho.
Mas voltando à segurança, as bicicletas são objectos muito vulneráveis a actos de vandalismo, daí a necessidade e a importância destes abrigos comunitários para bicicletas. Há cada vez mais cidadãos e cidadãs a usar a bicicleta no seu dia-a-dia, para ir para o trabalho, para ir às compras ou simplesmente para dar uma volta e parar no café. Não são precisos muitos abrigos comunitários, mas apenas alguns e bem localizados, exemplo da estação de camionagem, mas não só. Criando segurança para quem tem a bicicleta como modo de transporte, diário ou não, evita-se o vandalismo, bem como situações onde se vê bicicletas presas com cadeado a uma árvore. Este último facto demonstra a necessidade dos abrigos e evita situações menos agradáveis onde quem o faz se sujeita a uma coima. Não havia necessidade…

