Via Ciclável entre Universidade do Minho e Centro Histórico ficará pronta em Maio

Rua D. Pedro V

No passado dia 28 de Abril de 2016, pelas 21h30, decorreu, no auditório da Junta de S. Vítor, a 11ª sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Vítor. No período de intervenção do público, um dos cidadãos pediu a palavra e questionou o Presidente da Junta de S. Victor, Dr. Ricardo Silva, sobre quando iniciariam as obras na Rua D.Pedro V e Nova de Santa Cruz. O Presidente da Junta de S.Victor respondeu que a última informação dada pelo pelouro do Dr. Firmino Marques é que as obras arrancariam já durante o mês de maio e que a via ciclável anunciada em setembro de 2015, que ligará o Campus de Gualtar ao centro histórico através destas duas ruas, ficará finalmente pronta também neste mês de maio.

De lembrar que a Braga Ciclável vem defendendo já desde 2012, aquando do lançamento da Proposta para uma Mobilidade Sustentável, a criação de uma ligação ciclável entre a Universidade do Minho e o Centro Histórico. Na última reunião entre a Braga Ciclável e o Município, realizada em finais do ano passado, fomos convidados a darmos o nosso contributo para que seja implementada a melhor solução, de forma a tornar mais segura a circulação de todos os utilizadores deste trajeto. Esperamos que finalmente todas as ideias se concretizem, dado que esta ligação é uma das mais procuradas pelos bracarenses nas suas deslocações diárias em bicicleta.

_MG_4527

Em 2013/2014, foi também entregue à Câmara Municipal de Braga uma petição pela reorganização do trânsito nas Ruas Nova de Santa Cruz e D. Pedro V com três propostas hierarquizadas. Esta petição contemplava 500 assinaturas de utilizadores dos TUB, estudantes universitários, moradores e comerciantes daquelas ruas. O documento reivindicava a proibição do estacionamento existente nestas ruas, com criação de estacionamento alternativo reservado a moradores, o que permitiria o alargamento da faixa de rodagem em cada um dos sentidos. Era solicitado também o estabelecimento do sentido Este-Oeste (Universidade–Centro) como reservado a autocarros e bicicletas (via partilhada) e do sentido Oeste–Este (Centro–Universidade) como via partilhada por carros, bicicletas e autocarros, recomendando para estas ruas um limite máximo de velocidade de 30km/h, com vista a assegurar uma maior segurança para todos os utentes da via.

Esta semana, alguns moradores entregaram uma nova petição na CMB, sugerindo a retirada dos autocarros dos TUB desta rua e dando preferência ao estacionamento automóvel em detrimento da criação de vias cicláveis. A este propósito, a Braga Ciclável lembra que a criação de uma via ciclável não implica inexistência de estacionamento. Uma zona de coexistência entre os diversos modos de transporte, solução que sempre defendemos para essa rua, é efetivamente uma via ciclável. No entanto, e dada a configuração da rua em questão, parece-nos necessário que a mesma seja reorganizada. A tão procurada fluidez de trânsito, que é tão importante para os automobilistas como para os milhares de utilizadores dos TUB, pode muito facilmente ser alcançada passando o estacionamento para os parques de estacionamento e paras ruas da proximidade, como é o caso da Rua do Taxa ou das ruas junto à Fundação Calouste Gulbenkian. São centenas de lugares de estacionamento, localizados a poucos metros de distância, e que permitem acolher sem grandes dificuldades os cerca de 50 automóveis que atualmente estacionam de forma ilegal na Rua D. Pedro V, condicionando o trânsito nessa rua.

estacionamentoDPedroVatual

Rua do Taxa até ao cruzamento com a Rua Dr. Manuel Monteiro (270 m)
Com estacionamento Atual ≈ 54 lugares
Com estacionamento a 90º ≈ 108 lugares

Rua Prof Dr. Elísio de Moura até ao cruzamento com a Rua Dr. Manuel Monteiro (175 m)
Com estacionamento Atual ≈ 35 lugares
Com estacionamento a 90º ≈ 70 lugares

Rua Bernardo Sequeira – até ao cruzamento da Rua Fundação Calouste Gulbenkian (115 m)
Com estacionamento Atual ≈ 23 lugares
Com estacionamento a 90º ≈ 46 lugares

Rua Fundação Calouste Gulbenkian – atualmente 38 lugares
Rua do Conservatório – atualmente 19 lugares
Rua Padre Manuel Alaio – atualmente 9 + 80 + 72 = 161 lugares
Rua Orfeão de Braga – 26 + 22 + 20 = 68 lugares

Total de lugares atual nas ruas adjacentes: 398 lugares
Total de lugares com alteração nas ruas do Taxa, Dr. Elísio de Moura e Bernardo Sequeira: 510 lugares
Aumento de 112 lugares.

Atualmente na D.Pedro V estacionam, ilegalmente, entre 55 a 70 automóveis. Os 112 lugares que seriam criados com a alteração do estacionamento nas Ruas Bernardo Sequeira, do Taxa e Dr. Elísio de Moura, passando estas duas a sentido único, permitiria garantir mais lugares do que os necessários para os veículos que estacionam na D.Pedro V, sendo que não distariam mais do que 200 metros da atual localização.

estacionamentoDPedroVproposto

Não menos importante, consideramos ainda que a regeneração desta rua deverá ter em conta também a necessidade de alargar os passeios, que atualmente não oferecem condições mínimas de segurança a quem ali circula a pé.

A Braga Ciclável defende que é importante acolher a participação de todas as partes interessadas: dos TUB (que transportam nessa rua cerca de 9000 passageiros por dia), dos ciclistas (centenas de pessoas que todos os dias usam essa rua como principal ligação entre o centro e a zona Este), bem como dos moradores e comerciantes (cujos automóveis costumam ocupar cerca de 50 lugares de estacionamento). Importa portanto agir de forma célere, sem prejuízo para nenhuma das partes, e encontrar a melhor solução para todos, ainda que a mesma possa ser provisória.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.