Já ouviram falar da Kidical Mass? A Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças) é um movimento internacional que pretende tornar as ruas mais amigas das crianças. Procura incentivar crianças, jovens e adultos a usarem a bicicleta como modo de transporte nas suas deslocações diárias, exigindo assim a melhoria e ou criação de infraestruturas rodoviárias.
Este movimento acontecerá na nossa cidade no próximo mês de Setembro, dia 23 às 16h00, e faço questão de me juntar a este manifesto porque tenho consciência que vivemos numa cidade que não é amiga das crianças nem de pais que pretendem deixar em casa o carro e usar a bicicleta para as suas deslocações. Tenho a sorte de viver perto do meu local de trabalho e o trajeto até lá poder ser feito pelo centro da cidade. Pois se já sou tida como corajosa por o fazer assim, não sei se o seria de tivesse de atravessar artérias da cidade como a Avenida da Imaculada Conceição, Avenida João XXI, Avenida Padre Júlio Fragata entre outras. Utilizo a Rua do Caires, mas confesso que o faço sempre pelo passeio quando vou com o meu filho. E como eu, a maiorias das pessoas que vejo pedalar por lá.
Todas estas avenidas/ruas que enumerei, alem de não terem infraestrutura cicloviária, não são de todo seguras e pacíficas para acolher outros modos de transporte que não os carros. São praticadas velocidades muito acima do permitido, transformando-as, por vezes, em autênticas vias rápidas, perigosas e desagradáveis até para quem anda a pé.
É preciso agir rapidamente. É preciso mudar o mundo e a forma como o estamos a explorar. E sei que muitos pais gostariam também de ter a liberdade de escolher a bicicleta como modo de transporte, mas essa liberdade termina no momento em que essa opção coloca a sua vida e principalmente a dos seus filhos em risco. Nada contra quem gosta e prefere o carro (vamos pensar que são todos elétricos, para o bem do ambiente), apenas contra querer ter liberdade de escolher não usá-lo e não ter as condições necessárias E assim, também não ter a opção de uma cidade mais limpa, calma e respirável.
Sabemos que as crianças são o futuro, então é a elas que devemos ensinar o correto e o que é melhor para as cidades e para o nosso planeta. E o tráfego e a poluição que se tem sentido não são de todo o desejável para o futuro feliz e promissor que todos desejamos para os nossos filhos. É urgente aproveitar o interesse que praticamente todas as crianças têm pela bicicleta para lhes mostrar que esse pode também ser o transporte que os leva à escola, às compras, à casa dos avós, e não serve apenas para uns passeios esporádicos.
Aposto que quase todos os leitores têm uma memória e infância que onde foram felizes a andar de bicicleta. Também eu e muitos pais queremos criar essas memórias nos nossos filhos. Queremos que seja uma experiência feliz e não perigosa, de medos e receios. Queremos que apenas retirem da bicicleta tudo de bom esta atividade tem para oferecer, ao nível da saúde, do desenvolvimento motor, cognitivo e social.
Já Fernando Pessoa afirmava “Grande é a poesia, a bondade e as danças…/Mas o melhor do mundo são as crianças.”, citação de um poema intitulado “Liberdade”. Tornemos também a nossa cidade mais livre, com mais crianças a brincar e a pedalar, com mais bondade e juntem-se a mim e a nós no dia 23 de Setembro às 16h. Juntem-se à Kidical Mass.