A Braga Ciclável, associação pela mobilidade urbana em bicicleta, que defende uma cidade mais amiga das pessoas que andam a pé e de bicicleta, requereu uma reunião do Sr. Presidente da Câmara com representantes dos órgãos desta associação.
O pedido de reunião vem na sequência das informações tornadas públicas através de reuniões de câmara e da imprensa, relativas à mobilidade em bicicleta, nomeadamente:
- A reconstrução da Ciclovia existente em Lamaçães e do seu prolongamento por mais 800 metros até à Universidade do Minho;
- A aprovação de um plano plurianual de investimentos com uma variação negativa no orçamento previsto para a inserção urbana da rede Ciclavel na ordem dos 7 milhões de euros relativamente ao ano transacto;
- O recente anúncio de uma despesa (com o apoio do governo central) de 18 milhões na promoção do transporte individual e o aparente desinvestimento de 11 milhões na rede ciclável estruturante que se traduzem num incentivo ao uso do automóvel como transporte individual;
- A aparente falta de estratégia pública na mobilidade em bicicleta em Braga por forma a alcançar as metas propostas pelo município.
A Braga Ciclável pretende saber qual é a estratégia municipal para alcançar as metas propostas a nível municipal e a nível nacional, uma vez que o Governo declarou ser um desígnio nacional o investimento na mobilidade ativa, promovendo o andar a pé, a utilização da bicicleta e o uso dos transportes públicos.
A Braga Ciclável comunicará atempadamente conclusões desta reunião que deverá realizar-se ainda esta semana, caso haja anuência do Sr. Presidente.