No sábado passado, realizou-se em mais de 20 cidades portuguesas uma manifestação convocada pela FPCUB sob o lema “Basta de Atropelamentos”, a favor de uma maior segurança na estrada para ciclistas e peões. Braga não foi exceção e, como provam as seguintes fotos, mesmo com alerta vermelho por causa do mau tempo, mais de 50 bracarenses decidiram sair à rua para apoiar esta causa.
A manifestação cumpriu o programa proposto pela FPCUB, que incluiu a leitura de um manifesto a apresentar ao governo e o pedido de um voto de confiança para a federação, que recebeu um aplauso unânime dos presentes. Foi também respeitado um minuto de silêncio pelas vítimas de atropelamentos. Seguidamente, realizou-se uma marcha pelo centro da cidade, partindo da Praça da República (o ponto de encontro), descendo pela Rua do Souto em direção à Câmara Municipal e regressando depois ao ponto de partida.
No início do evento, estiveram presentes equipas de reportagem do Porto Canal e dos jornais regionais Correio do Minho e Diário do Minho.
Isto acontece, porque nós vivemos no terceiro mundo da Europa. A autarquia enquanto andou a gastar milhões a construir o estádio de futebol, podia gastar apenas uns milhares em sinalização de trânsito, bandas sonoras antes das passadeiras e nos locais onde os veículos andam com mais velocidade é só elevar as passadeiras e os veículos passam a circular a 30 Km/h, não é preciso ser Dr. de mais tigélia para tomar estas medidas e minimizar o problema.