Grávidas podem andar de bicicleta

Como assim estás gravida? Acabei de ver-te a chegar de bicicleta! E é esta a expressão que ouvi quando engravidei da primeira vez, e ouço agora que estou à espera do segundo filho.

Sinceramente, esta admiração não me surpreende, uma vez que esta é uma cidade que não prima pela segurança de quem escolhe a bicicleta como modo de transporte. Mas penso que a admiração das pessoas passa por achar sempre que o carro é a forma mais fácil e segura de se deslocar, qualquer que seja a circunstância.

Posso garantir que pedalar é seguro e benéfico numa gravidez saudável. Se uma futura mamã deve começar a pedalar depois de engravidar? Isso não é aconselhável uma vez que não tem muita prática e o risco de queda é maior. Agora se já usa a bicicleta como modo de transporte há já algum tempo e se conversou com o seu médico sobre isso, então não há problema algum.

Eu já uso a bicicleta diariamente há mais de 10 anos e na altura em que engravidei do meu filho, é lógico que me aconselhei com o meu médico e li acerca deste assunto. A menos que não me sentisse bem ou tivesse alguma contraindicação para a prática de exercício, eu deveria deixar de me deslocar de bicicleta. Como me senti sempre bem até ao 7º mês, foi até aí que me desloquei desta forma. Depois, achei que a barriga já não ajudava pois era demasiado grande, mas há relatos de mulheres que conseguem pedalar até ao final da gestação.

Andar de bicicleta oferece muitos benefícios e é uma atividade excelente para futuras mães. Ajuda a manter a forma física, melhora a circulação sanguínea e o melhor de tudo, reduz o stress e a ansiedade o que é benéfico acima de tudo para o bebé.

Seis anos depois, e numa nova gravidez, mantenho a prática e manterei até sentir que sou capaz, com bastantes cuidados na estrada, escolhendo caminhos seguros e com menos tráfego. Sempre que possível, usando as poucas ciclovias que vão aparecendo e quando estas são respeitadas. Farei por ouvir o meu corpo, pois com o aumentar da barriga o centro gravitacional muda o que pode causar mais desequilíbrios e tudo o que devemos evitar são quedas.

Tem-me surpreendido a quantidade de pais que encontro diariamente a usar a bicicleta com os seus filhos, gostaria também de ver futuras mamãs, mas ainda não aconteceu. Em algumas visitas que fiz à Alemanha vi várias mulheres gravidas a pedalar e isso também aguçou a minha curiosidade sobre a prática o que acabou por me influenciar positivamente.

Acredito que mais mamãs veria, assim como outras pessoas, se a cidade garantisse mais segurança nas estradas para quem não quer apenas deslocar-se de carro. Porque se às vezes já é difícil circular com um carrinho de bebé o que dizer de bicicleta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.