Lia estes dias que são feitos quase 600 créditos por dia para comprar carro em Portugal e que, para além deste aumento (mais do triplo do registado há 5 anos), se vendem cada vez mais carros.
Parece-me tão pertinente refletir sobre este assunto, sobretudo quando a venda de carros elétricos ou híbridos não tem expressão, quando a UE caminha para a eliminação de motores a combustão e no exato momento em que Portugal está na lista dos 10 países com o combustível mais caro do mundo.
Façamos o seguinte exercício: Imagine que tem um carro citadino a gasóleo e faz em média 15Km por dia (distância perfeitamente fazível em bicicleta). Assumindo um consumo médio de 6,5L a cada 100km, um gasto de 29L por mês e um preço médio do gasóleo a 1,40€/L, gastará em média 41€/mês e 492€/ano. Aparentemente não tão dispendioso quanto isso, mas não esqueçamos a inspeção, o seguro, o IUC – Imposto Único de Circulação, o ISV – Imposto Sobre Veículos (antigo IA – Imposto Automóvel), custos de manutenção, entre outros.
O preço de uma bicicleta? Por 400€ poderá comprar uma boa bicicleta (cerca de 1200€ no caso de ser uma elétrica) para durar uma dezena de anos, praticamente sem custos de manutenção e sem qualquer imposto de circulação.
Será vantajoso trocar o carro pela bicicleta? Sem sombra de dúvidas que a bicicleta é bem mais acessível que o carro. Nem sempre dará para trocar o carro pela bicicleta, mas comecemos por exemplo pelo fim-de-semana! Ou pelas deslocações mais próximas, uma ida ao café, ao mercado, a casa de um amigo. Verá o quão simples é estacionar próximo dos locais onde se desloca e ainda para mais sem ter que pagar estacionamento, o trânsito que evita, a liberdade que sente! Ah, e o planeta agradece! A bicicleta não consome combustíveis fósseis e torna-nos bem mais saudáveis.
Sei que nem tudo são rosas, aparentemente o carro é mais cómodo e seguro e a mudança por vezes cria atrito, mas o que acham de se darem esta oportunidade?