O departamento de comunicação da Câmara Municipal de Braga acaba de lançar o seguinte vídeo sobre as obras em curso e projetos para o futuro, no que se refere a espaços verdes e vias cicláveis para a cidade de Braga.
Um dado interessante: para além da referência à requalificação do Rio Este, este vídeo fala em cerca de 29km de ciclovias, a maior parte dos quais ainda por construir mas, pelos vistos, a caminho da sua construção para breve.
A mesma mensagem aparece reforçada na exposição recentemente colocada no centro, sobre a mesma temática. Um dos expositores, cuja foto foi partilhada hoje pelo Eng. Rui Gonçalves no grupo Braga Ciclável no Facebook, fala precisamente das vias cicláveis já existentes e das que serão brevemente construídas:
Ou seja, ficamos assim a saber de projetos “desenvolvidos entre 2009 e 2013” onde se contempla uma “rede de percursos e corredores cicláveis”, dividida por três tipologias:
- Pistas Cicláveis (total: 9,44km)
- Ao longo do Rio Este (3155,4m)
- Ao longo da Rodovia:
- Rotunda Santos da Cunha – Estação (836,4m)
- Santos da Cunha – UM (4166,1m)
- Grundig-Rotunda Santos da Cunha (1279,4m)
- Faixas Cicláveis (total: 5,98km)
- Cruzamento UM – Senhora a Branca (1386,4m)
- Rotunda Continente – Senhora a Branca (2298,7m)
- Aldeamento Quinta da Capela – Picoto (623,2m)
- Avenida da Liberdade – Palmes (1044,9m)
- Rio Este – Senhora a Branca (623,4m)
- Vias partilhadas (coexistência) (total: 13,51km)
- “rede que se desenvolve na Área central Urbana – Cidade Consolidada – Lamaçães e que complementa a rede de pistas e faixas cicláveis propostas”
Sendo esta uma comunicação oficial da própria CMB (e não uma qualquer ação de campanha eleitoral com origem num dos candidatos), será então de supor que até ao final do atual mandato estará em curso a maior parte destes projetos. Então, isto significa que ainda este ano vamos ter em Braga um total de 9,5km de ciclovias, mais 6km de ciclofaixas, mais 13,5km de vias partilhadas com sinalização adequada, etc. Não tinha conhecimento de todos estes planos da CMB para o ano corrente. Devo dizer que é um excelente começo, caso se concretize. Não só abrange a zona da Grundig à Universidade do Minho, como liga também à Estação.
Contudo, e olhando para a informação que tem circulado nos jornais, não posso deixar de questionar sobre até que ponto serão exequíveis todos estes projetos dentro do prazo ali referido (entre 2009 e 2013). Em matéria de vias cicláveis, até ao momento, creio que apenas as obras do Picoto e o do Rio Este estão em curso. Ou seja, falta começar as obras em 6,3km de pistas cicláveis, em todas as faixas cicláveis e em todas as zonas de convivência.
Quando começam essas obras? Vão ser realizadas só depois de terminar o verão, quando voltarem as chuvas? Ou ficarão apenas para depois das eleições, caso o atual executivo continue em funções? E o que acontecerá caso haja uma reviravolta nas já próximas eleições de setembro? Estes projetos agora anunciados pela Câmara Municipal de Braga serão simplesmente arquivados pelo novo executivo, ou terão ainda assim algum tipo de continuidade?
2 Comments on “Câmara Municipal de Braga lança nova campanha sobre ciclovias e espaços verdes”