Braga com Pedal

Aulas de bicicleta em Braga

Ao longo dos seus nove anos de existência têm sido muitas as atividades, ações e projetos em que a Braga Ciclável se tem envolvido. Entre elas constam por exemplo: as cinco edições do Braga Cycle Chic, o movimento #BragaZeroAtropelamentos, as cicloficinas e as várias tomadas de posição pública sobre assuntos relacionados com a mobilidade. Há, porém, uma atividade em que tenho especial prazer em contribuir: as aulas de iniciação à bicicleta.

Infelizmente suspensas temporariamente devido à pandemia, mas prontas a regressar logo que a situação o permita, estas aulas, gratuitas e de periodicidade mensal, permitiram durante 2019 e parte de 2020 ensinar dezenas de crianças (e não só) a andar de bicicleta. Numa época em que vamos assistindo a uma progressiva “tribalização” da sociedade nos debates acerca dos mais diversos temas, ações deste tipo, focadas na comunidade, contribuem para mostrar que promover a mobilidade ciclável, não é a procura de mais direitos para alguns, mas sim a promoção de uma cidade mais sustentável para todos.

Com vontade de aprofundar este tipo de atividades, a Braga Ciclável, com o apoio da Junta de Freguesia de São Victor, candidatou o projeto “Braga com Pedal” a financiamento do Fundo Ambiental. Entre sessenta e três candidaturas de entidades como municípios e associações, o projeto “Braga com Pedal” obteve a pontuação máxima, empatada apenas com mais dois projetos, conseguindo assim o financiamento para a sua execução.

Do projeto “Braga com Pedal” fazem parte as seguintes atividades: o estabelecimento, com material próprio de um calendário de “Aulas de Iniciação à bicicleta” com periodicidade mensal; a publicação de uma BD alusiva à mobilidade ciclável; um Banco de Doação de Bicicletas, com especial foco na doação de bicicletas a famílias socialmente carenciadas. Ao dia de hoje, enquanto as aulas de iniciação à bicicleta esperam pelo fim da pandemia e a BD será editada em breve, o Banco de Doação de Bicicletas está em funcionamento em articulação com a J.F. de São Victor. Com o “Braga a Pedal” julgamos que contribuiremos para criar uma comunidade mais coesa, mais exigente e mais sustentável.

Zé Gusman

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.