Quem diria que este simples entretenimento se iria tornar parte essencial da minha vida e percurso profissional? A minha experiência nas duas rodas começou de uma maneira muito semelhante à de qualquer miúdo, primeiro com as rodinhas de apoio e o medo de cair que rapidamente passou à história e se transformou em longas tardes com meia dúzia de vizinhos a fazerem corridas no largo em frente à casa. Corridas e competição sobre qual bicicleta fazia mais barulho depois de entalarmos uma garrafa de plástico no pneu de trás.
Com a passagem das bicicletas de criança para as de adulto, surgiu o fascínio pelo BTT. Passávamos horas a percorrer trilhos, sempre à procura de novos desafios, e quando não existiam, bem, lá pegávamos na pá e metíamos mãos à obra. Era a nossa maneira de explorar o mundo, de nos aventurarmos na natureza.
Os anos passaram, e o que começou como um simples hobby transformou-se numa paixão que me acompanhou ao longo da vida. Surgiu a oportunidade de ir trabalhar para a Go By Bike como mecânico e não pensei duas vezes em aproveitá-la.
Enquanto mecânico, o meu objetivo é manter as bicicletas em perfeitas condições de funcionamento, tanto as de aluguer como as dos clientes. Desde a bicicleta clássica do avô, que foi ciclista e que está parada há 40 anos a precisar de um restauro completo, até às modernas máquinas elétricas completamente configuráveis e com aplicações de telemóvel, são centenas as que passam pelas minhas mãos. Continua a ser um desafio diário adaptar cada bicicleta às necessidades e ao orçamento do cliente.
Com o tempo, tornei-me vendedor e o meu papel é ajudar as pessoas a escolherem a bicicleta que melhor se adequa às suas deslocações, seja para um uso diário ou apenas para os fins de semana que faça sol. Não existe uma fórmula mágica, e cada cliente tem as suas próprias prioridades, seja a potência, conforto, estética, capacidade de carga ou versatilidade. A bicicleta urbana não é só um modo de transporte; é uma solução de mobilidade eficiente e ecológica para a vida nas cidades. Ver os clientes a saírem da loja satisfeitos e a voltarem uns tempos mais tarde a dizerem-me que praticamente largaram o carro deixa-me realizado.
A bicicleta não é apenas um brinquedo para crianças, como muita gente ainda pensa. É um instrumento que transforma vidas. No meu caso, utilizo-a nas minhas deslocações de casa para o trabalho. Para mim, não é apenas uma forma de poupar tempo no trânsito, mas também uma maneira de começar bem o dia e livrar-me do stress do trânsito e do facto do estacionamento à volta do meu local de trabalho ser pago.
A falta de infraestruturas cicláveis è evidente e as existentes não incentivam ao seu uso pois carecem de segurança e não conectam pontos-chave da cidade. Ainda assim com a bicicleta certa é possível adotar este modo no dia a dia. São cada vez mais os apoios à aquisição de bicicletas, e são centenas as pessoas que procuram um meio alternativo ao carro, e nada melhor do que a bicicleta para isso. Não é fácil mudar mentalidades, o caminho é longo, e da minha parte cá estarei para ajudar nessa mudança, uma bicicleta de cada vez.