O comboio de Alta Velocidade irá servir Braga e toda a região, sendo que a paragem em Braga será um pólo de atração de todo o Quadrilátero Urbano, se esse ponto estiver ligado a essas cidades.
Há um ponto em Braga que é equidistante de Barcelos, de Famalicão e de Guimarães. Esse ponto fica em Ferreiros, na zona de acesso às auto-estradas, junto ao Parque Industrial de Ferreiros, próximo do atual Apeadeiro de Ferreiros e do E’Leclerc.
A linha de alta velocidade tem reserva de canal no PDM – Plano Diretor Municipal desde 2001 e o seu traçado já passa, em túnel, próximo deste local.
Ao nível do traçado este poderá sofrer pequenas alterações na zona em túnel, uns metros mais para a esquerda ou para a direita, mas pouco mais. Já no que toca à localização da estação, a história é diferente. A estação em 2001 estava apontada para a zona de Semelhe, mas a sua localização não está, ainda, fechada.
Entretanto, os especialistas na área ferroviária, inclusive da SENER e da FERCONSULT, já alertaram que uma estação em Semelhe, onde hoje não há ligações entre a cidade e a zona, no meio de descampados, seria um erro. Aliás, os especialistas da SENER apontaram mesmo os casos errados de França que, por teimosia de dirigentes políticos, quiseram estações no meio de campos de beterraba com a promessa de grande desenvolvimento de cidade, e ainda hoje à volta pouca coisa se desenvolveu. Tão pouca que essas Estações onde pára o TGV Francês são conhecidas como Estações Beterraba. Quase como o que aconteceu em Nine.
De referir que a SENER e a FERCONSULT são empresas com grande experiência internacional. Fizeram o Metro do Porto. A SENER tem experiência em infraestrutura ferroviária em todo o mundo. A FERCONSULT fez a Gare do Oriente.
Os especialistas deram nota disto tudo: que a linha de Alta Velocidade passará em Ferreiros, onde se encontrará com a linha convencional, onde é o ponto equidistante das restantes cidades do quadrilátero. Este é o sítio onde o BRT vai fazer interface e as ciclovias urbanas começarão, e, sobretudo, por ser a porta Oeste da cidade de Braga. Aliás, é a porta principal da cidade de Braga.
Os especialistas já alertaram para o erro de Semelhe. Mas é preciso os especialistas alertarem? Ora vejamos, quem está em Barcelos, de Famalicão ou de Guimarães e quer apanhar a Alta Velocidade, poderá fazê-lo em dois sítios: Braga ou Porto-Campanhã. Braga fica mais próximo.
Ora se vierem na rede ferroviária convencional para apanhar a Alta Velocidade, se a Estação de Alta Velocidade for em Ferreiros, é simples. Sai nesta estação multimodal e muda de linha. Se fosse em Semelhe, teria que sair num dos apeadeiros, apanhar um autocarro, ir até à estação nova e apanhar a alta velocidade. E é preciso ter sorte para ter o autocarro a horas e chegar a horas à estação da Alta Velocidade. Ou vai muito mais cedo, ou então… vai de carro para a estação de Alta Velocidade.
Para além disso, em Ferreiros, quem vier de carro de Barcelos, Guimarães, Famalicão ou Vila Verde percorrerá exatamente a mesma distância: 16 km.
Uma outra mais valia é que até dá para ir a pé para a zona da Estação de Ferreiros! E de bicicleta! E a zona tem já um serviço de transporte público urbano bem interessante e poderá ser ainda melhor! Nada disto é possível noutra localização.
Tecnicamente também é possível. Dentro da sua complexidade é uma questão até simples. Basta uma ripagem em túnel para servir este ponto e aqui parar numa estação enterrada como, por exemplo, a de Vigo. Falta apenas a vontade e determinação política para se ter um comboio de Alta Velocidade que pára muito próximo da cidade de Braga e sirva, verdadeiramente, a região.
Estou certo que Guimarães e Barcelos não pensariam duas vezes em ter o comboio de Alta Velocidade o mais próximo possível da sua cidade e querer ainda servir a região. Será que em Braga querem o mesmo, ou continuaremos na teimosia que nos levará a uma estação beterraba e que não servirá nem a cidade, nem a região?
Em Braga o sítio, depois de analisados todos os dados, todas as condições e os factos, passa a ser óbvio que a melhor localização para a estação é em Ferreiros, nas proximidades do atual apeadeiro, do E’Leclerc e do Centro Empresarial de Ferreiros..
Ou, como disse o especialista da FERCONSULT: Ferreiros está mesmo a pedi-las. Esta afirmação foi feita em Braga em 2016.
Não fixar a Estação em Ferreiros é perder uma oportunidade de ouro. É fazer mal à cidade e à região.
Antes de dedicar tempo a algumas mudanças comportamentais, é preciso reorganizar a infraestrutura e criar as condições para essas alterações.
A mobilidade induz-se.