Reuniao sobre rodas dos ciclistas urbanos de Braga com a candidatura Cidadania em Movimento

A convite da candidatura independente Cidadania em Movimento, o grupo de ciclistas urbanos promotores da Proposta Para a Mobilidade Sustentável fez, no passado sábado, uma visita guiada pelas ruas de Braga, com o objetivo de mostrar no terreno as necessidades sentidas pelos ciclistas nesta cidade.

Na sequência das reuniões que foram sendo realizadas com as várias forças políticas de Braga, e do convite já endereçado a todas as candidaturas para que integrassem nos seus programas eleitorais as medidas constantes no dossiê da Proposta Para Uma Mobilidade Sustentável, a candidatura independente Cidadania em Movimento convidou-nos para mostrarmos no terreno como é o dia-a-dia de um ciclista em Braga, e onde é preciso intervir para criar melhores condições para o uso da bicicleta como meio de transporte na nossa cidade. Foi com muito gosto que aceitamos o convite, e é bom saber que esta temática desperta finalmente o interesse nos nossos políticos. Nesta reunião em movimento com a candidata Inês Barbosa e diversos membros da sua equipa, estiveram presentes Antony Gonçalves e Rómulo Duque (Encontros com Pedal), Mário Meireles (Mapa Braga Ciclável e Projeto Bracarae) e Victor Domingos (Braga Ciclável).

Reunião dos ciclistas de Braga com Inês barbosa, da candidatura Cidadania em Movimento

Durante o passeio que realizámos pelas ruas da cidade, os elementos da candidatura Cidadania em Movimento tiveram a oportunidade de experimentar andar de bicicleta nas mesmas ruas onde nós costumamos circular. Mas se para alguns isso seria talvez uma experiência nova, para outros nem tanto. Alguns dos presentes são já ciclistas habituais, com já nos costumamos cruzar diariamente.

Falámos dos estacionamentos para bicicletas (da sua importância e de como devem Ser implementados), falámos da necessidade de melhorar as condições de circulação para quem opta por usar este meio de transporte, falámos de como a cidade deve ser pensada e construída à medida dos cidadãos, mais do que à medida dos carros. Nestas coisas, o tempo depressa se faz pouco, mas cremos que deu para transmitir de uma forma mais prática, mais empírica, as ideias que vimos defendendo e que em 2012 sintetizámos na Proposta Para Uma Mobilidade Sustentável.

A comunicação social também esteve presente e recolheu as impressões de Inês Barbosa, candidata à presidente da Câmara de Braga:

E nesta página do Facebook, é possível ver mais algumas fotos desse evento, pela câmara sempre atenta do fotógrafo Rómulo Duque.

Para as Eleições Autárquicas que se se avizinham, o nosso voto é que todos os candidatos, para além das suas diferenças ideológicas, considerem a aposta na Mobilidade Sustentável como um dos meios necessários para alcançar o principal objetivo da cidade do futuro: melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Porque, no fundo, é isso que interessa…

Victor Domingos

Victor Domingos

Escritor independente. Aprendiz de poeta, de ciclista e de tantas tantas coisas mais.
Victor Domingos
%d bloggers like this: