A Associação

Braga Ciclável - logótipo horizontalA Associação Braga Ciclável representa os cidadãos que utilizam ou desejam começar a utilizar a bicicleta na cidade de Braga. Promovemos o uso quotidiano da bicicleta como meio de transporte e pretendemos contribuir para a melhoria de condições de segurança e conforto, com vista a expandir esse uso e tornar Braga uma cidade onde seja mais seguro e mais agradável viver.

A Associação surge como evolução natural de um movimento de cidadania que se tornou mais visível em 2012 com a fundação do blogue Braga Ciclável, mas ao qual não foram alheias muitas outras manifestações públicas da vontade de Braga em melhor acolher o uso da bicicleta. Entre estas destacam-se a realização periódica de eventos como os Encontros com Pedal e a Massa Crítica, bem como a elaboração e apresentação da Proposta Para Uma Mobilidade Sustentável.

Consideramos que a bicicleta é um meio de transporte mais económico, mais saudável, mais ecológico, mais divertido e, muitas vezes (sobretudo na cidade), bem mais rápido que o automóvel. Em Braga, temos uma cidade com condições geográficas e climáticas excecionalmente favoráveis à utilização da bicicleta como meio de transporte, mas apesar disso tem faltado o empenho dos órgãos autárquicos na promoção do ciclismo urbano e na melhoria das condições de circulação e estacionamento para bicicletas.

Com a formação da Associação, pretende-se encorajar o uso quotidiano da bicicleta e facilitar a todos os cidadãos a redescoberta do prazer e dos diversos benefícios individuais, sociais, económicos e ambientais desse mesmo uso. A Associação terá também uma participação ativa junto dos decisores políticos, no sentido de demonstrar a necessidade de criar novas infraestruturas e melhorar as existentes, dando assim voz às pessoas que utilizam diariamente este meio de transporte na cidade.

Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas!