F.A.Q. - Perguntas frequentes


O que significam os ícones vermelhos, amarelos e azuis?

  • Os ícones vermelhos representam locais onde um ou mais ciclistas precisaram de um estacionamento adequado para bicicletas e este não existia

  • Os ícones amarelos representam um local onde existe um parque de estacionamento para bicicletas, com localização e/ou tipologia inadequada. Aos ciclistas, recomendamos alguma cautela na utilização destas estruturas, que podem causar danos nas bicicletas e não oferecer a segurança desejada contra roubos e vandalismo. Aos responsáveis pelo planeamento, recomendamos a substituição por estacionamentos do modelo Sheffield (ou similar) e a eventual reconsideração do local do estacionamento.

  • Os ícones azuis representam um local onde existe um parque de estacionamento para bicicletas, com localização e/ou tipologia adequada.Recomendamos vivamente a utilização destes locais de estacionamento.


Clicando em cada um destes ícones, é apresentada informação adicional, incluindo uma foto do local.


 

O que significam as linhas vermelhas e azuis?

As linhas vermelhas a traço contínuo a vermelho representam ciclovias ou ecovias já existentes.

As linhas vermelhas a tracejado representam ciclovias ou ecovias que ainda se encontram em construção ou em fase de projeto.

As linhas azuis representam percursos utilizados habitualmente por ciclistas. Cada linha semitransparente representa a rota individual de um ciclista.Nas zonas de maior tráfego, essas linhas sobrepõem-se, adquirindo uma cor mais carregada e mais opaca. É possível deste modo perceber rapidamente quais as vias mais utilizadas pelos ciclistas em cada zona da cidade.


 

Como posso participar?

Se já utiliza a bicicleta como meio de transporte na cidade de Braga e deseja contribuir para este projeto, poderá partilhar os seus percursos habituais.
Para isso basta desenhar o percurso aqui e submetê-lo.
Uma outra alternativa consiste em desenhar o seu percurso no Google Maps e enviar para bragaciclavel@gmail.com. Se não sabe como o fazer, por favor envie-nos
um simples email descrevendo a rota utilizada, quais as ruas pode onde segue, os cruzamentos onde vira, ou os atalhos que costuma utilizar.
Mesmo que já existam linhas azuis nas zonas dos percursos que utiliza habitualmente, o seu contributo é igualmente importante. As linhas referentes aos percursos dos ciclistas são intencionalmente semitransparentes e vão ficando progressivamente mais opacas à medida que se sobrepõem os vários trajetos. Deste modo, é possível saber de imediato quais as vias mais utilizadas pelos ciclistas de Braga.