Associação mostra os benefícios da bicicleta, para a saúde e para a economia

A Braga Ciclável chamou ontem os jornalistas para apontar os benefícios, sobretudo para a saúde e para a economia, do uso da bicicleta, mas também para voltar a criticar o alegado «desinvestimento» nas ciclovias de Braga. A conferência de imprensa decorreu na Avenida António Macedo, um dos locais mais caóticos em termos de trânsito, precisamente para tentar ilustrar como Braga seria diferente com melhores condições para o uso de bicicletas.

Num extenso documento lido por Mário Meireles, a Braga Ciclável começou por lembrar que a Europa estabeleceu como meta o ano de 2050 para alcançar a neutralidade carbónica, pelo que defeniu estratégias de intervenção, nomeadamente nas viagens e movimentos pendulares que deverão, «imperativamente», sofrer alterações de comportamento.

Este elemento da Braga Ciclável lembrou que, segundo a Comissão Europeia, os benefícios da utilização da bicicleta podem ser de natureza económica, política, social, ecológica, de saúde, sendo que todas essas áreas estão correlacionadas.

Esta associação garantiu ter pedido uma reunião ao presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que ainda não aconteceu, pelo que deixou uma série de questões, sobre a falta de investimento na rede ciclável de Braga, claramente atrasada.

Assim, pede ao município que «retome o investimento previsto e execute pelo menos os 22 quilómetros de rede ciclável aprovados já em executivo municipal, com fundos europeus alocados e previstos no programa eleitoral, para benefício de todos os munícipes, que de forma direta ou indireta, beneficiam dela».

A Braga Ciclável espera que haja estratégias para tirar carros das ruas, até pelos benefícios económicos e ecológicos para os bracarenses.

@Diário do Minho, 17 de Maio de 2019

Braga Ciclável

A Associação Braga Ciclável representa os cidadãos que utilizam ou desejam começar a utilizar a bicicleta na cidade de Braga, como meio de transporte e pretende contribuir para a melhoria de condições de segurança e conforto, com vista a expandir esse uso e tornar Braga uma cidade onde seja mais seguro e mais agradável viver. Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas!
Braga Ciclável