A capacidade de uma rua com três vias de trânsito automóvel e duas zonas de estacionamento automóvel é de 12 300 pessoas.

A capacidade de uma “rua completa” com uma via de trânsito automóvel, um corredor de circulação para transportes públicos, duas pistas especiais (vulgarmente conhecidas como ciclovias) unidirecionais, zonas de estacionamento automóvel e zonas de esplanada é de 30 100 pessoas.

Reorganizar o espaço público de uma rua, para melhorar a circulação pedonal, permitir a circulação em segurança de pessoas de bicicleta e atrair mais pessoas para o transporte público leva a que uma rua tenha mais capacidade sem ter que crescer o seu espaço físico.

Não é necessário aumentar o número de vias automóveis nem criar mais estradas para transportar mais pessoas. É preciso reorganizar as ruas que temos de uma forma inteligente e democrática.

Conceitos
Capacidade da rua

A capacidade da rua é o fluxo máximo de tráfego obtido numa determinada rua usando todas as vias disponíveis. Geralmente é expressa em veículos por hora ou veículos por dia.

Faixa de Rodagem
Parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos.

Via de trânsito
Zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos.

Zona de Estacionamento
Local da via pública especialmente destinado, por construção ou sinalização, ao estacionamento de veículos.

Braga Ciclável

Braga Ciclável

A Associação Braga Ciclável representa os cidadãos que utilizam ou desejam começar a utilizar a bicicleta na cidade de Braga, como meio de transporte e pretende contribuir para a melhoria de condições de segurança e conforto, com vista a expandir esse uso e tornar Braga uma cidade onde seja mais seguro e mais agradável viver. Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas!
Braga Ciclável