Já passou mais de um ano desde a última vez que andei de bicicleta! Assim que descobri que estava grávida, também por recomendação do médico, não quis arriscar pedalar! Passaram os nove meses e, já com a princesa cá fora, a bicicleta continuava a acumular pó! Agora, meio ano depois, ainda não arrisco pedalar, mas tenho esperança que brevemente o farei… muito em breve!

Como devem ter reparado, recentemente a cidade de Braga tem vindo a reunir algumas condições que nos permitem percorrer boas distâncias, com alguma segurança! Com a “conclusão” da última fase da ecovia “ribeirinha” do Rio Este, somos capazes de atravessar praticamente a cidade numa via ciclável única (no último troço) e partilhada com via pedonal! Atendendo às recomendações da Braga Ciclável, a C.M. Braga fez com que a ecovia melhorasse consideravelmente e contribuisse com que eu e mais pessoas ganhassem a vontade e coragem para voltar a pedalar ou caminhar em segurança! Este Verão será a minha estreia e, talvez, a da princesinha! Juntamente com a restruturação da Rua Nova de Santa Cruz, que ligada à D. Pedro V e unida à Avenida Central, fará com que pedestres e velocípedes não motorizados façam o percurso Universidade > Estação de caminhos de ferro > Universidade em segurança!

Ciclovia do Rio Este
Talvez com o decorrer dos anos, a cidade volte a ter um elétrico e ganhe uma via de acesso ao Bom Jesus, ligada diretamente a este último trecho da ecovia! Mesmo sem estes meios e com grande parte dos passeios danificados, as pessoas resistem e persistem em utilizar este trajeto, maioritariamente por lazer ou desporto… imaginemos quando houver algo capaz de motivar qualquer turista ou cidadão menos confiante! – Fica a dica!

Boas pedaladas…


(Artigo originalmente publicado na edição de 10/06/2017 do Diário do Minho)

Rosinha Silva

Rosinha Silva

Engenheira química, do ambiente e da vida em duas rodas.
Rosinha Silva

Latest posts by Rosinha Silva (see all)

%d bloggers like this: