Ser ciclista nos tempos modernos é algo bem diferente do que os nossos pais e avós estavam habituados!

No passado: ir às compras, ao cinema, ao parque namorar, entregar encomendas, recados, correio…ir à praia, ao campo, à montanha, ao rio, ao mar…eram actividades normais para quem se deslocava de bicicleta. Normal era andar de bicicleta para qualquer lado, em qualquer circunstância! Apenas os elitistas olhavam para o ciclista como gente pobre, que não podia comprar um automóvel!

Hoje, relatos dessas épocas recriam algo mágico, algo que infelizmente os portugueses ignoraram durante décadas: a simples e prática locomoção dentro das localidades! As ruas tornaram-se sinónimo de stress, perigo, corrida contra-relógio, lugar interdito a peões! Pedalar ou caminhar na rua relaxado, em silêncio, respirando ar puro, tornou-se algo quase raro!

Os tempos mudam, algumas ruas mudaram, as leis mudaram e até as bicicletas mudaram! Tornou-se complicado andar nas ruas (devido ao excesso de automóveis), mais simples seguir as leis e ainda mais simples pedalar nas bicicletas! As bicicletas são mais leves, mais acessíveis, mais práticas e descomplicadas (não necessitam de seguro ou matrícula), as leis felizmente defendem o ciclista cumpridor e as ruas, apesar de lotadas de automóveis, tornam-se cada vez mais amigas do peão – esperemos que continuem a evoluir! Será uma evolução tipo: voltar ao passado, mas com um “upgrade”…

Ser ciclista é ser alguém que luta pelo bem da sociedade, pela natureza, pelo bem da saúde, pela simplicidade. – Admito que seja algo desafiante nos dias de hoje, mas…se não o fizermos, quem o fará? Sejam ciclistas: pedalem, sempre! Tirem as bicicletas “do armário” e sejam felizes!

Sigam-nos no Facebook: https://www.facebook.com/bragaciclavel
O nosso site: http://bragaciclavel.pt/
O nosso blog: http://bragaciclavel.pt/blog/


(Artigo originalmente publicado na edição de 23/04/2016 do Diário do Minho)

Bruno Faria

Bruno Faria

Ciclista "todo-o-terreno", amante das bicicletas em geral, artista e "palhaço...desta vida que é um circo"!
Bruno Faria

Latest posts by Bruno Faria (see all)

%d bloggers like this: