Na passada Sexta-Feira o Presidente da Câmara de Braga, Dr. Ricardo Rio, esteve presente no Auditório Salvador Caetano,em Vila Nova de Gaia, numa iniciativa da ITS-Portugal, Associação que tem em vista a promoção dos Sistemas e Serviços de Transportes Inteligentes, num Ciclo de Conferências denominado da Mobilidade à Acessibilidade. Depois de fazer o enquadramento regional de Braga, apresentou a sua visão política para a cidade de Braga, que visa uma alteração radical do seu paradigma de Mobilidade. A ideia, defende Ricardo Rio, é passar a dar prioridade aos Modos Ativos e aos Transportes Públicos em detrimento do automóvel.

2141847064

Segundo o autarca, até 2025, Braga deverá alcançar os seguintes objetivos:

  • Reduzir em 25% a utilização do automóvel;
  • Duplicar o número de utilizadores transportados pelos TUB;
  • Ter 18 000 utilizadores regulares de bicicleta.

Para alcançar estes objetivos Ricardo Rio promete transformar as atuais estradas em ruas onde seja possível circular de bicicleta, resultando num total de cerca de 80 km de vias cicláveis que serão criadas ao longo dos próximos nove anos.

Diversas ferramentas têm vindo a ser conjugadas para alcançar estes objetivos. Uma delas é o PDM, onde estão já elencados os 76 km de vias ciciáveis. Essa rede será implementada na cidade plana, onde 100 mil pessoas passarão a estar a menos de dois minutos de alguma via ciclável. Ou seja, a rede ciclável urbana deverá abranger aproximadamente 55% da população. Espera-se assim que em 2025 10% das deslocações em Braga sejam realizadas de bicicleta.

4377908876

Ricardo Rio referiu ainda que têm vindo a ser trabalhadas também condições de maior conforto, envolvendo parceiros externos ao Município, criando bicicletários em diversos pontos estratégicos da cidade, em zonas de maior interesse como sejam a zona pedonal, as paragens de transportes públicos e outros. Segundo o Presidente, está neste momento em desenvolvimento a implementação de uma rede bastante alargada de bicicletários por toda a cidade.

4378690880

A promoção do uso da bicicleta foi assumida como parte integrante da visão do atual presidente da Câmara Municipal de Braga. A Braga Ciclável acredita que a bicicleta fará parte do futuro da cidade e continuará atenta aos próximos desenvolvimentos. Continuaremos disponíveis como sempre para colaborar com qualquer projeto que pretenda promover o uso da bicicleta na cidade de Braga, defendendo sempre os melhores interesses das pessoas que andam a pé e de bicicleta.

Na altura o Presidente deu ainda nota do projeto URBACT para o qual foi constituído um grupo local, do qual o Braga Ciclável faz parte, para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.

A apresentação do presidente Ricardo Rio pode ser vista e ouvida aqui.

Braga Ciclável

Braga Ciclável

A Associação Braga Ciclável representa os cidadãos que utilizam ou desejam começar a utilizar a bicicleta na cidade de Braga, como meio de transporte e pretende contribuir para a melhoria de condições de segurança e conforto, com vista a expandir esse uso e tornar Braga uma cidade onde seja mais seguro e mais agradável viver. Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas!
Braga Ciclável
%d bloggers like this: