Ontem, dia 17 de setembro, realizou-se em Braga uma noite de cinema dedicado ao mundo das bicicletas, com a exibição de Bikes vs Cars, um novo documentário do realizador sueco Fredrik Gertten, no qual a mobilidade é a protagonista. Integrada na Semana Europeia da Mobilidade e na agenda cultural Claraboia (Casa do Professor), em parceria com a APORDOC e com a Braga Ciclável, esta foi a segunda exibição nacional do filme.

O documentário retrata a utilização da bicicleta como uma poderosa ferramenta na mudança global, para um sistema de tráfego mais amigo do ambiente, mas sujeito a pressões dos grandes grupos económicos. Tanto os ativistas como os responsáveis de algumas cidades por todo o mundo procuram já uma nova direção para este sistema. Mas será que o grande poder económico o permitirá? Em Bikes vs Cars o realizador observou e investigou o drama diário do tráfego à volta do mundo.

2ª exibição nacional do filme Bikes Vs Cars

No final do documentário, a equipa da Braga Ciclável promoveu uma conversa sobre mobilidade, onde houve espaço para debate e troca de ideias entre os presentes. Foi discutida a pertinência dos exemplos abordados e quais as lições que poderão ser aproveitadas dessas experiências já realizadas noutros países para a resolução do problema da mobilidade da Braga. A plateia mostrou interesse no assunto e colocou questões sobre a falta de avanços no que concerne à facilitação da mobilidade em bicicleta, como por exemplo, a falta de estacionamentos para bicicletas, a necessidade urgente de requalificação das ciclovias de Lamaçães e do Rio Este e a falta de um corredor ciclável entre a Estação de Braga, o centro da cidade e o Campus de Gualtar.

A Associação Braga Ciclável representa os cidadãos que utilizam ou desejam começar a utilizar a bicicleta na cidade de Braga, como meio de transporte e pretende contribuir para a melhoria de condições de segurança e conforto, com vista a expandir esse uso e tornar Braga uma cidade onde seja mais seguro e mais agradável viver. O seu objetivo é fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas.

Victor Domingos

Victor Domingos

Escritor independente. Aprendiz de poeta, de ciclista e de tantas tantas coisas mais.
Victor Domingos
%d bloggers like this: