No dia 21 de Setembro de 2015, inserido na Semana Europeia da Mobilidade, o Correio do Minho publicou um suplemento dedicado à Mobilidade Sustentável.

Para além de um conjunto de artigos sobre mobilidade, sobre o uso da bicicleta como meio de transporte e sobre temas ligados a deslocações pedonais e em bicicleta, no mesmo suplemento consta uma entrevista ao Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio, onde se destacam as seguintes afirmações:

“Braga, no centro da cidade, acaba por ter condições para potenciar um crescimento muito significativo da utilização da bicicleta como meio de transporte. Aspiramos a que até 2025 sejam dez mil os bracarenses que utilizem diariamente a bicicleta como meio de transporte preferencial. Vamos investir na criação de novas ciclovias, nomeadamente em contexto urbano.(…)”

“a criação de novos postos de estacionamento para bicicletas. Braga tinha apenas sete e agora passamos para 22.”

“Câmara Municipal de Braga preconiza a criação de 76 quilómetros de vias cicláveis. Qual é o horizonte temporal previsto para a implementação desta rede?

Esta nunca poderia ser a concretização de uma matéria a curto prazo e por isso apontamos para o ano de 2025. Traçamos esse objectivo no prazo de uma década, até porque não podemos colocar de parte que alguns desses financiamentos terão que ter o apoio de fundos comunitários. Esperamos que, até essa data, as vias estejam mais próximos dos cidadãos. Se possível à porta de sua casa. Este é um projecto que iremos trabalhar de forma faseada, com projectos-piloto em zonas mais aptas para a circulação das bicicletas.”

A Braga Ciclável apoia as medidas relacionadas com a mobilidade preconizadas neste suplemento, e deseja que vão todas avante.

MakePlaceS3Blog
Clique na imagem para consultar todo o suplemento “Braga Cidade Feliz: Make Place, Walking and Cycling”.

Braga Ciclável

Braga Ciclável

A Associação Braga Ciclável representa os cidadãos que utilizam ou desejam começar a utilizar a bicicleta na cidade de Braga, como meio de transporte e pretende contribuir para a melhoria de condições de segurança e conforto, com vista a expandir esse uso e tornar Braga uma cidade onde seja mais seguro e mais agradável viver. Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas!
Braga Ciclável
%d bloggers like this: