Braga POP Hostel

O Braga POP Hostel decidiu juntar o seu nome à lista de instituições que já manifestaram o seu apoio público à Proposta Para Uma Mobilidade Sustentável, a iniciativa que o Braga Ciclável lançou há cerca de um ano em conjunto com diversas instituições da cidade de Braga.

E não resistimos a citar o testemunho da diretora do POP Hostel, também ela uma ciclista urbana no seu dia-a-dia:

Como bem sabem, o Braga POP Hostel, desde a sua abertura, em Julho de 2011, tem bicicletas para aluguer para os turistas e acreditamos, realmente, que Braga tem todas as condições para a utilização da bicicleta como meio de transporte. Pessoalmente, sou utilizadora de bicicleta na cidade, tanto em lazer como em trabalho e, desde que abri o hostel já vendi o desnecessário segundo carro, passando a usar a bicicleta para quase todas as actividades.

Apesar de Braga ser bastante plana e ter uma zona pedonal facilmente ciclável, há muito trabalho a fazer. Na minha opinião, um dos principais problemas da cidade de Braga – o divórcio cidade-Universidade do Minho – pode ter nas bicicletas (quer na melhoria das condições cicláveis, quer pela criação de um projecto de bicicletas de aluguer) uma grande ajuda.

Por isso mesmo, e depois de analisar a Proposta para uma Mobilidade Sustentável, por vocês organizada e dinamizada junto dos agentes políticos, gostaria de juntar o nome Braga POP Hostel a esta iniciativa e assim, dar mais força a uma projecto de cidadania que eu admiro (Braga Ciclável).

Já aqui o temos afirmado por diversas ocasiões – acreditamos que, para além de trazer uma melhoria significativa da qualidade de vida dos cidadãos, uma aposta forte na promoção do uso da bicicleta se poderá traduzir em ganhos significativos para o comércio e para o turismo da cidade, à semelhança do que tem vindo a suceder noutros países. É bom ver que há também da parte das nossas empresas a mesma sensibilidade em relação a este tema.

O dossiê da Proposta Para Uma Mobilidade Sustentável, que contempla um conjunto de sugestões para a promoção do uso da bicicleta na cidade de Braga, foi apresentado em 2012 à CMB e às diversas forças políticas da cidade. Contou desde o início com o apoio público do blog Braga Ciclável, dos Encontros Com Pedal, da Associação de Cicloturismo do Minho e do Clube de Cicloturismo de Braga, e tem vindo a receber posteriormente outros apoios de diversas instituições da cidade de Braga. Trata-se de uma iniciativa de cariz apartidário, sendo que qualquer entidade da cidade de Braga pode manifestar, se assim o entender, o seu apoio público a esta iniciativa.

A todos, agradecemos o voto de apoio. Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos ciclistas!

Victor Domingos

Victor Domingos

Escritor independente. Aprendiz de poeta, de ciclista e de tantas tantas coisas mais.
Victor Domingos

Latest posts by Victor Domingos (see all)

%d bloggers like this: