Elevador do Bom Jesus

Li um destes dias a história recente de um grupo de jovens turistas da Malásia que, estando em Braga, decidiram ir passear de bicicleta até ao Bom Jesus. Imagino que tenha sido uma aventura, a julgar sobretudo pela subida um tanto ou quanto acentuada no percurso de ida.

…e dei por mim a pensar que, sendo o santuário do Bom Jesus uma das principais atrações turísticas da cidade de Braga, faria sentido dotá-lo de melhores acessos para quem escolhe visitar esta cidade de bicicleta. Uma possibilidade a considerar – talvez a mais importante de todas – seria o Elevador do Bom Jesus ser melhorado de modo a poder transportar algumas bicicletas. Esse tipo de infraestruturas têm sido aproveitadas noutras cidades portuguesas e estrangeiras para facilitar aos ciclistas o acesso a zonas de cota mais elevada.

No caso de Braga, que já vai tendo regularmente turistas a chegarem de bicicleta ou a alugarem bicicletas para passear pela cidade e arredores, faria todo o sentido aproveitar este elevador para oferecer ao público uma experiência ainda mais agradável.

Elevador do Bom Jesus - Entrada

À falta do desejado transporte para bicicletas no Elevador do Bom Jesus, a Câmara Municipal de Braga poderia ao menos mandar instalar junto à entrada do Elevador alguns lugares de estacionamento seguro para bicicletas, para que os nossos cicloturistas pudessem subir um pouco mais descansados…

Victor Domingos

Escritor independente. Aprendiz de poeta, de ciclista e de tantas tantas coisas mais.
Victor Domingos