Semáforo bicicleta

Artigo inaugural do blog Braga Ciclável

A bicicleta é um meio de transporte mais económico, mais saudável, mais ecológico, mais divertido e, muitas vezes (sobretudo na cidade), bem mais rápido que o automóvel. Apesar de todas estas vantagens, o uso da bicicleta em Braga ainda é muito pouco frequente, o que fica a dever-se em grande parte ao atraso na implementação de algumas medidas urgentes por parte dos decisores políticos.

Em Braga, temos uma cidade com condições excecionalmente favoráveis à utilização da bicicleta como meio de transporte, mas tem faltado o empenho dos órgãos autárquicos na promoção do ciclismo urbano e na melhoria das condições de circulação para bicicletas. Dito de outro modo, temos uma cidade fantástica, mas está praticamente tudo por fazer em matéria de mobilidade sustentável.

Os exemplos de cidades como Amesterdão, Portland, San Francisco, Copenhaga, Berlim ou Barcelona, merecem ser devidamente estudados. Mesmo cá em Portugal, diversas instituições e movimentos de cidadãos (como por exemplo a FPCUB, a MUBi, o IMTT ou a Massa Crítica) têm vindo a elaborar um conjunto de estudos e recomendações úteis que podem e devem ser postas em prática por quem tem o poder de decidir.

Neste espaço esperamos contribuir para promover o uso da bicicleta em Braga e também dar conta dos progressos que, desejavelmente, irão sendo observados ao longo dos próximos tempos.

Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas!

Victor Domingos

Victor Domingos

Escritor independente. Aprendiz de poeta, de ciclista e de tantas tantas coisas mais.
Victor Domingos

Latest posts by Victor Domingos (see all)

%d bloggers like this: