O Presidente da Câmara,Eng. Mesquita Machado apresentou a construção da Ciclovia de Braga no dia 17 de Junho de 2005 nas traseiras do “Centro Comercial Minho Center/Carrefour”. A mesma foi inaugurada no dia 23 de Dezembro de 2005 sem qualquer acto público.

A Ciclovia, que ocupa parte significativa da Avenida D.João II, designação toponímica oficial de um troço da “variante da encosta”, previa um investimento municipal de 250 mil euros.

Executada em piso betuminoso, com destaque pintado, tem a largura de um metro e meio, sendo uma via de sentido único, com sinalização vertical e horizontal, avisadores luminosos e separadores de segurança.

1ª Fase (4,4 km):
Compreende três quilómetros, na variante da Encosta, a que acrescem mais 700 metros em zona de esforço e outros tantos em descida.

2ª Fase:
Prevê um circuito de aproximadamente seis quilómetros, com traçado ao longo das margens do rio Este e ligação à Rodovia e centro da cidade.

Extensão Total Prevista: 10 km

Através deste projecto, a Câmara Municipal de Braga pretende ainda abranger outras áreas da cidade, como a zona pedonal da cidade (Largo da Senhora-a-Branca/Arco da Porta Nova), Rodovia e Universidade do Minho.

Fontes: RTP, ambienteonline, JN – 1, JN – 2.

© Foto: Avenida Central

Braga Ciclável

Braga Ciclável

A Associação Braga Ciclável representa os cidadãos que utilizam ou desejam começar a utilizar a bicicleta na cidade de Braga, como meio de transporte e pretende contribuir para a melhoria de condições de segurança e conforto, com vista a expandir esse uso e tornar Braga uma cidade onde seja mais seguro e mais agradável viver. Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas!
Braga Ciclável
%d bloggers like this: